//20 – EM BUSCA DA AMIGA VIRTUAL ENCONTRAMOS UM CAMINHO ESPIRITUAL

20 – EM BUSCA DA AMIGA VIRTUAL ENCONTRAMOS UM CAMINHO ESPIRITUAL

Ade participa de um grupo de mulheres na estrada e, durante as conversas no WhatsApp, descobriu outra participante do grupo que estava a 300km de distância do nosso roteiro. Conversaram, se entenderam e marcaram um encontro. Lá fomos nós desviando a rota, passando por extensas plantações de girassol e pequenas cidades, para conhecer pessoalmente amigos virtuais.

No caminho paramos para fazer compras na encantadora cidade de Três Arroyos. A cidade tem este nome por estar entre três pequenos rios que se juntam em um só rio que desemboca no Atlântico. É a cidade que tem a maior concentração de holandeses em toda América do Sul. Mesmo com a maioria da população descendentes europeus, não deixa de homenagear seus heróis nacionais. Tem monumentos por todo lado.

Três Arroyos é uma cidade muito bem cuidada, limpa, com um povo simpático. Deu para perceber quando paramos no frigorífico para comprar carnes, quando fizemos compras no supermercado e quando um senhor nos deu informações detalhadas sobre um concessionaria da Mercedes Bens que estávamos procurando.

Um detalhe sobre o frigorífico. Compramos linguiça, costelinha e barriga de porco, picanha e carne moída. O simpático vendedor colocou tudo num mesmo saco plástico, pesou e nos mandou para o caixa. Todas as carnes tem o mesmo preço e seguem juntas

no mesmo saco

Chegamos na Mercedes Benz na tentativa de levar sorte para fazer a revisão de 20 mil km da Caca, sem agendar. O simpático consultor técnico Guillermo disse que não havia vagas naquele dia e somente poderia atender na próxima segunda feira. Contei a ele sobre o nosso projeto de vida nômade e ele disse:

Vou tentar amolecer o coração do chefe

Voltou com um sorriso largo e disse que o chefe autorizou fazer a revisão a começar duas horas depois. Ele ainda nos indicou um parque na cidade para almoçarmos. Depois do almoço voltamos à Concessionária Mercedes Bens Austral Motor, a mais antiga da Argentina, inaugurada em 1.952 e, novamente o bom atendimento foi destaque.

Enquanto a Caca se renovava, eu e Ade navegávamos na internet. Terminada a revisão, depois que quase todos já haviam conhecido a Caca, chamei o Guillermo para uma foto e para surpresa veio também o mecânico, o chefe e o dono, para aquela foto tradicional com todos abraçados em frente a loja.

Seguimos com a Caca revisada para encontrar os amigos virtuais na pequena cidade de Darregueira, no centro sul da Argentina.

Ao passarmos pela cidades de Puán, um monumento chamou a atenção e entramos para conhecer. É o Centro Mariano, com belas edificações, em meio a belas árvores num bosque. Os religiosos ficam enclausurados, durante a visita andamos por tudo e não vimos ninguém, acho que certamente nos viram.

Entre as árvores fica uma Via Crucis, com as 14 estações que representa a paixão e morte de Cristo, desde a condenação até a sepultura.

A Via Crucis, Caminho da Cruz, é uma das formas mais expressivas, mais sólidas e mais praticada da devoção do povo Cristão. Desde os primeiros séculos os peregrinos veneram os lugares santos que precedem a morte de Jesus, no caminho onde seu sangue foi derramado, reproduzindo e venerando as 14 estações nos quatro cantos do mundo.

Só para recordar, eu mesmo não sabia, estas são as 14 estações da peregrinação espiritual, onde cada uma propõe uma determinada meditação:

1ª: Jesus é condenado a morte.

2ª: Jesus com a cruz nas costas.

3ª: Jesus cai pela primeira vez.

4ª: Jesus encontra sua Mãe.

5ª: Cireneu ajuda a levar a cruz.

6ª: Verónica enxuga o rosto do Senhor.

7ª: Jesus cai pela segunda vez.

8ª: Jesus consola as santas mulheres.

9ª: Jesus cai pela terceira vez.

10ª: Jesus é despojado de suas vestes.

11ª: Jesus é crucificado.

12ª: Jesus morre na cruz.

13ª: Jesus nos braços de sua Mãe.

14ª: Jesus é sepultado.

Ao final do caminho um belo altar ao lado da gruta que representa o descanso de Jesus.

Do outro lado da rodovia fica o Mirador Millennium, uma obra que ainda não consegui entender. Procurei e não encontrei o projeto da torre em circulo na internet, que tem.

duas rampas que não se cruzam.

A torre foi inaugurada no ano 2000 e tem 20 metros de altura, um para cada século de Cristo e tem 24 metros de diâmetro, um para cada hora do dia. A visão lá de cima é linda.

Nossa amiga virtual Dayane, que logo seria presencial, nos recebeu com muita alegria, na pequena cidade de Darregueira.

Junto como o marido e mais um casal de amigos de Dayane, passamos algumas horas conversando, depois almoçamos, colhemos frutas, mas para eles, a

atração maior foi mesmo a Caca.

O Nanchi, amigo de Dayane, está construindo seu próprio motorhome e ficou encantado, boquiaberto, a todo momento ele se espantava, arregalava os olhos, colocava as mãos na boca, sorria, parecia criança com tanta alegria e prazer ao conhecer a Caca. Ele ficou namorando cada detalhe, fotografando e copiando idéias para sua construção e repetia sem parar:

es um sueño

Rodamos 300 km a mais no nosso roteiro mas valeu cada quilometro, por ter conhecido um pouco mais da Argentina e convivido com pessoas encantadoras.