Apresentação O PLANO É VIAJAR

O PLANO É VIAJAR


 

Nosso plano é realizar os sonhos sonhados durante muitos anos da minha vida laboral, quando a vontade era suprimida pelos compromissos, ocupando quase todo tempo com uma rotina necessária e duradoura.

Existe vida depois do trabalho?

Esta é uma pergunta que não cala na boca de muitos que trabalham como empregados ou patrões, com salários ou retiradas mensais. O que fazer na aposentadoria? Quando ela pode ou deve chegar?  Tais respostas alimentam sonhos e geram planos,  expõe dúvidas, medos e preocupações sobre o que fazer depois do trabalho, quando a velhice começar.

SIM, existe vida depois do trabalho!

O ideal para quando o compromisso laboral terminar é estar sustentável e ter a condição de não mais precisar do trabalho como fonte de renda. É preciso criar um “pingo” na conta bancária, para garantir a sustentabilidade financeira e livrar-se dos compromissos formais.


Poucos se dedicam a um plano financeiro para a terceira idade, melhor idade ou derradeira idade, não importa o nome. O que importa é que a velhice vai chegar e o planejamento é a ferramenta certa para evitar dissabores e realizar sonhos.

Depois dos 60 anos de idade, o tempo castiga o corpo e a mente com maior intensidade, iniciando nesta fase, a última chance para realização dos sonhos ainda não realizados, especialmente se forem sonhos com viagens, como é o nosso plano.

 

“Quando eu podia, eu não podia. Agora que eu posso, eu não posso”.

Esta frase eu ouvi de um senhor bem sucedido financeiramente, com 84 anos, já ciente de que o tempo passou e ele perdeu o bonde carregado com muitos de seus sonhos, que não voltaram mais. O trabalho interminável impediu e ele esqueceu de viver o depois do trabalho.

Como não cair nesta armadilha?

A vida é suficientemente longa para realização dos sonhos e afazeres. A regra conhecida é viver cada dia como se fosse o último, até que um dia você acerta.

Além do exagero laboral na busca incessante de ganhar dinheiro, o lar-doce-lar também é uma armadilha para a terceira idade. É muito fácil um aposentado assumir um lugar no sofá e operar o controle remoto, até acertar o último dia. O ideal é ficar livre de compromissos formais e viver como dono do próprio tempo,  evitando ficar assistindo o próprio enterro ou fazendo da farmácia um supermercado.

Com o tempo não é possível negociar.

Eu sempre desejei estar na estrada viajando, conhecendo novas pessoas, fazendo parte da paisagens, desfrutando a liberdade de ir e vir onde e quando quiser. O sonho de Ade é estar onde tenha sol e ter uma casa com quintal, fogão à lenha e muitas plantas. Eu querendo viajar e ela querendo um quintal, nos levou a sonhar com uma vida nômade, mudando o endereço, buscando sempre o melhor quintal.

É preciso coragem.

A coragem é fundamental para provocar mudanças na zona de conforto, mas é a confiança que fornece o alicerce para a realização.

A confiança se adquire com planos bem elaborados, planificando o sonho e dando asas à imaginação. É preciso elaborar  planilhas, fazer cálculos, estimativas, prazos, investimentos, períodos e jamais deixar de ter fé.

A fé no que se deseja é fundamental para a transformação dos sonhos em projetos, para depois se torná-los realidade.

Eu e Ade sempre gostamos de viagens e todos os anos realizamos pequenas viagens durante as férias e feriados prolongados, sempre sonhando com o tempo livre depois que eu me aposentasse. O tempo passou e o dia esperado chegou. Solicitei a aposentadoria conforme as regras oficiais e nosso projeto estava pronto para ser colocado em prática.

Depois do trabalho, a última chance.

Após o tempo de trabalho formal, gradativamente, a vida nos priva de sonhos e aventuras que exigem boas condições físicas e mentais.  O sustento da saúde é ponto fundamental para evitar o “quando eu podia eu não podia”, especialmente para quem sonha com a realização de aventuras na terceira idade.

Não basta deixar a vida te levar, é preciso e possível conduzi-la, escolhendo e criando caminhos bons, felizes, saudáveis e sustentáveis. Um bom plano de vida, deve prever a manutenção da saúde para amenizar o envelhecimento, fatalidade da natureza.

Desde de a etapa dos sonhos, eu e Ade partilhamos planos para viabilizar um projeto para 10 anos de viagens, com o objetivo de estar junto a lindas paisagens, fazer amizades, conhecer culturas, aprender idiomas, sentir aromas e provar sabores diferentes.

O Plano, etapa seguinte depois do sonho

Foi neste cronograma que espelhamos nosso primeiro sonho e começamos a viabilizar os recursos, muito tempo antes da minha aposentadoria. As mudanças foram acontecendo naturalmente e surgiram novas afazeres, mas este foi o primeiro.

A base do plano.

No Plano aplicamos métodos de gestão já conhecidos e muita disciplina. Copiamos, colamos, consideramos a experiência de outros viajantes e desafiamos a nossa criatividade. Foram muitas planilhas e anotações e o nosso sonho foi ficando real, visível, alterável, alcançável, organizado, reorganizado, espelhando nossa vida depois do trabalho.

Usamos planilhas, listas e cronogramas para espelhar o Plano de viagens. Com elas previmos:

  1. locais que queremos visitar
  2. distâncias a serem percorridas
  3. pontos de interesse no roteiro
  4. histórias, leis, costumes e documentos obrigatórios
  5. providencias antes, durante e depois
  6. relação das necessidades
  7. valores a serem investidos
  8. cálculos por dia, por mês, por ano e de cada viagem
  9. provisão recursos financeiros e materiais
  10. detalhes para deixar organizado o lar-doce-lar fixo e os compromissos legais

Medir para não ficar à deriva

Estas foram as primeiras planilhas utilizadas, bem amadoras, mas serviram para previsão. Antes do início de cada viagem e durante a realização, fazemos anotações diárias, fechamento mensal, anual e da viagem toda, para orientar os rumos.

Depois os modelos evoluíram um pouco, mas os princípios permaneceram.

Este foi o primeiro check list dos afazeres e do que levar para viagem de motocicleta pelo Brasil.

No plano inicial colocamos algumas viagens de curta duração e algumas de longa duração. Para cada nova viagem, novas planilhas com a previsão e controle diário.

Novas ações foram incluídas.

Alguns diziam ser loucura, outros deram todo apoio e pediam para gente mandar notícias. Um dia nosso filho Hugo disse: “O carteiro vai ter trabalho para encontrar vocês”. Pensando nas distâncias e na necessidade de manter o vínculos com as pessoas que amamos, surgiu um novo desafio e muito trabalho pela frente. Usar a internet para informar onde estamos e o que estávamos fazendo, registrando nossos fatos e exibindo nossas fotos.

Assim surgiu a primeira experiência como aspirante de blogueiro. Mesmo sem entender muito de informática, busquei conhecimento, criei contas nas redes sociais e lancei o primeiro blog sobre a Primeira Expedição, de motocicleta pelo Brasil.

Na Segunda Expedição, de carro pela Europa, criei outro blog, tal qual o primeiro, mas com nome diferente.

Os dois blogs deixaram nossas histórias separadas, em diferentes endereços na web, até que chegou a hora da Terceira Expedição, de Motorhome pelo sul da América do Sul. Para não criar um outro blog, encarei o desafio de juntar tudo em um mesmo blog, assim nasceu o www.depoisdotrabalho.com.br.

Definir o nome, fazer o registro, locar hospedagem, ajuda dos amigos e lá fui eu aprender um pouco mais de como ser blogueiro, criando e mantendo este novo site, juntando nossas aventuras registradas em um mesmo endereço.

No princípio era somente para registrar os fatos e as fotos das nossas aventuras. Depois percebemos que também poderíamos, e já estávamos, inspirando pessoas a fazer algo parecido.

 

Assim começou a prazeirosa e incansável produção de fatos, fotos e filmes para descrever e ilustrar nossa rotina pela internet. Dá muito trabalho, especialmente para leigos como eu, mas não é impossível.

Nosso Lema:

DEUS SEMPRE CONOSCO, POR ONDE PASSARMOS E NO QUE FIZERMOS.

NOSSO AGRADECIMENTO É TOTAL PELA OPORTUNIDADE DA REALIZAÇÃO.

 

Ser nômades, donos do tempo e seguir os mandamentos, a cada dia está nos transformando para melhor, sempre.

BONS SONHOS, PLANOS E REALIZAÇÕES A TODOS

 

8 comentários sobre “O PLANO É VIAJAR”

  1. Parabéns para vocês!
    O que vocês fazem é ” um sonho lindo”.
    Para minha esposa e eu falta um pouco: dinheiro e coragem.
    Continuem assim, sendo felizes e mostrando-nos o caminho!
    Parabéns!
    Abraço de Solange e Alberto.

  2. Parabéns ao casal, que história bacana. Eu e meu esposo temos o mesmo projeto de vida, estamos na fase do plantio.
    Feliz por vocês, sucesso e paz.

  3. Oiiii queridos, como vcs estão?
    Aqui é a Lilian, Carlos, Enrico e Hambo.
    Acabei de ver vcs no VANCOMTUDO
    Não mandamos mensagem pois esquecemos o seu cartão no trailer que ficou no Sul, voltaremos para buscá-lo em breve.
    Boa viagem!
    ???

  4. Boa noite!! Foi um prazer conhecer o blog!!! Vou ler cada postagem com muito carinho, pois desejamos nos aventurar como vocês estão fazendo. Boa viagem!! Um feliz 2018

    1. Legal Suzyanne. Vamos caprichar sempre e já estamos torcendo pelo desejo de vocês ser realizado. Um abraço meu e outro da Ade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post