Expedição 2020 (3) – Balneário em Missal, no Lago de Itaipú, onde a expedição foi interrompida


 

Paramos para conhecer o balneário Missal, uma das cidades do Estado do Paraná, quase toda colonizada por alemães.

Passando pelo centro, fomos convidados a parar numa blitz que divulgava a grande festa alemã, que acontece na cidade todos os anos. Paramos e já fomos servidos com um copo de chopp, músicas típicas e muita conversa, alta e alegre.

Um deles, no mais puro sotaque alemão, falou que a cidade precisa de mais fábricas de chopp, “só as cincos que existem não dá conta”. O outro disse: “não pode montar mais uma fábrica por que o rio já está secando de tanto que tomam chopp por aqui”. Um outro achou a solução: “vamos furar mais poços artesianos”.

Seguimos para o Balneário Vila Natal, a bela praia dos moradores de Missal.  Gostamos do lugar, fizemos novos amigos e decidimos ficar por alguns dias.

Nos finais de semana o balneário fica cheio de gente fazendo churrasco e colocando seus barcos na água para passear e pescar no lago formado pela Usina Hidrelétrica de Itaipú, mantenedora do local.

Nós pescamos, colhemos frutas, compramos mandioca, galinha caipira e hortaliças nos sítios vizinhos. O local é mesmo um paraíso para os moradores de Missal e também para quem gosta de campismo e pesca.

Enquanto Ade prepara o almoço eu converso com os netos para amenizar um pouco a saudade. É sempre divertido, apesar da distancia e das telinhas.

Tudo estava bem até que chegou a notícia que a Organização Mundial da Saúde decretou estado de pandemia e a vida de quase todos na Terra mudou.

A nossa vida também mudou, com novos rumos, fora dos nossos planos. Voltamos para a estrada com as opções de voltar para casa ou procurar um novo quintal.

Ficamos vizinhos de parentes, estacionados no quintal, sempre procurando alguma opção de campismo. Mesmo fora da lei, alguns poucos estabelecimentos insistiram em atender. Encontramos um hotel que recebe motorhome e seguimos viagem, tentando entender, já reprogramando nossa rotina, considerando o “Novo Normal” para a humanidade.

O nosso roteiro da Expedição Pesca Brasil foi interrompida, mas o sonho e os planos com viagens não. Agora resta aguardar e replanejar novos roteiros.

 

Que Deus nós livre da pandemia e das consequências sociais. Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post