//19 – CRENÇAS E LENDAS DA SIERRA DE LOS PADRES E DO BOSQUE ENERGÉTICO

19 – CRENÇAS E LENDAS DA SIERRA DE LOS PADRES E DO BOSQUE ENERGÉTICO

Ainda no camping em Mar del Plata, fizemos amizades com outros caravanistas, que nos deram dicas de lugares para conhecermos e lá fomos nós no dia seguinte. Coloquei um dos endereços recomendados no GPS e ele maldosamente nos levou por um caminho, que foi um parto até a chegada.

Quando chegamos descobrimos o caminho correto, todo asfaltado, por onde deveríamos ter seguido, mas o GPS foi prepotente e inconsequente nos mandando pelos buracos da zona rural.

Chegamos a Sierra de los Padres, uma pequena comunidade de gente abastada, que vivem em belas casas de campo, como se fosse em Gramado, Campos do Jordão ou Petrópolis, Há 20km de Mar Del Plata.

A comunidade recebe muitos turistas para visitar o comércio com várias opções de lojas com artigos de luxo, artesanatos, restaurantes, especiarias e belas confeitarias.

Saboreamos uma deliciosa torta de ricota com café e entramos em várias lojas procurando uma xícara para a coleção da Ade. Numa das lojas, Ade comentou e mostrou fotos da sua coleção. A dona da loja ficou encantada e queria comprar a coleção da Ade. Nada feito.

O vilarejo recebe muitos turistas, principalmente por conta da fé. Lá existe a Gruta de los Padres, uma caverna cravada em uma das muitas rochas da serra.

Não sei bem quem é o santo que esta na redoma, mas tem vários santos amigos em volta. Contam que uma imagem apareceu no local e ninguém sabe que a deixou por lá ou quem a esculpiu.

Os fiéis chegam de todas as partes da Argentina em busca de milagres e também para agradecer graças recebidas e trazem um panoelo para amarrar junto à gruta. Panoelo é um pequeno lenço e já quase não tem mais lugares para amarrá-los. Eles amarram uns nos outros próximo à gruta e em todos os pedaços de pau de raízes.

Descobri duas versões para o caminho da fé. Uma lenda conta alguns padres que moravam em Mar Del Plata cuidavam dos índios e quando vinham para a região dormiam na gruta, que passou a ser fonte de inspiração e de fé para os crentes que acreditam ali ser um lugar sagrado por conta dos padres benfeitores e da imagem ali encontrada.

A outra lenda diz que a Gruta de Los Padres se tornou sagrada por que as mulheres que queria embarazar, ficar grávidas, iam rezar na gruta e conseguiam. Realmente enquanto estivemos por lá, só vimos mulheres amarrando panoelos. Talvez essa lenda proceda, por que, o lugar é cheio de cavernas escondidas, aconchegantes, então eu fiquei pensando: se as mulheres fossem na gruta pedir para ficarem grávidas e levassem seus maridos ou namorados e… aquelas grutas… aquele lugar escondidinho… é, pode ser…

Por isso a gruta é chamada de los padres

Em espanhol padre tem dois significados: líder religioso e pai de família. Não importa se a gruta é de los padres religiosos ou los padres pai de família, o que importa é que o lugar atrai muita gente e cultiva a fé, essencial para todos humanos.

No outro dia fomos conhecer outro lugar místico. O Bosque Energético, que fica em Miramar, saindo de Mar Del Plata rumo ao sul.

Entramos no Bosque e achamos que aquelas árvores ali na frente não eram tão especiais, pegamos uma trilha e saímos em busca do bosque especial, energético. Caminhamos por mais de meia hora e nada de encontrar o tal bosque.

Desistimos

Voltamos mais meia hora já quase sem energia diante de tanto calor sem encontrar o tal bosque. Quando chegamos novamente na entrada, descobrimos que aquelas árvores que não reconhecemos eram na verdade a fonte das energias cósmicas e naturais do lugar.

Segundo o administrador do Bosque, que cuida do local há quase meio século, ali fica uma fonte de energia especial, já estudadas por diversos especialistas do mundo todo. Apesar dele acreditar cegamente que o lugar é especial, ainda não existe confirmação cientifica.

A lenda do Bosque Energético passa de pessoa para pessoas que chegam até o lugar, muito bonito por sinal, para equilibrar um pedaço de madeira sobre outro. Basta ter paciência até encontrar o ponto de equilíbrio que você consegue, claro, com a energia do bosque, segundo a lenda.

São pedaços de pau equilibrados por todo canto do bosque, mas não existe segredo, ou magia, ou é necessário fonte de energia cósmica para equilibrar um pauzinho sobre o outro, mas segundo o administrador de repetir várias vezes que é a energia cósmica que possibilita o equilíbrio.

Por conta de tanta conversa e estórias sobre o lugar, também surgiram “causos” de discos voadores que pousam no local, talvez para abastecer de energia cósmica.