//52 – COSTA AMALFITANA – ITÁLIA

52 – COSTA AMALFITANA – ITÁLIA

 

Roma foi mais uma grande experiência na nossa aventura pelo velho continente. Renovamos nossa estadia por mais um tempo e foi muito legal ficar mais uns dias.

Pegamos a estrada rumo a Costa Amalfitana, passando por dezenas de pequenas cidades, cercadas de montanhas.

 

 


Paramos numa cooperativa para comprar produtos da região e a atendente, mais uma interessada no Brasil,  nos divertiu muito.

Subimos uma montanha onde fica nosso hotel. Ficamos novamente decepcionados pelo local, imaginando como alguém pode fazer um hotel neste lugar, no alto de uma montanha, subidas íngremes e ruas apertadas.

Conseguimos chegar no hotel e fomos recebidos pela simpática proprietária que ajudou a descarregar nossa mudança, digo nossa bagagem. Instalados, a decepção diminuiu um pouco pela qualidade e visão do nosso novo lar.

 

Passeamos em volta de nosso hotel, literalmente nas nuvens. Aqui as nuvens passam ao lado.

Do alto da montanha, na Costa Amalfitana, tudo parece minúsculo. Apesar de estarmos a 300 metros do mar, para chegar até ele a pé, dá para descer as centenas de degraus, acredito, em torno de uma hora e, para voltar, acredito, umas três horas, mas nós não conferimos se estes tempos pela escada são reais.

 

 

 

 

Na pequena cidade as ruas estreitas não tem calçadas e quando vem um carro o pedestre pára, se abriga e espera ele passar.

Na rua que leva até nossa casa, só cabe um carro, como quase todas por aqui. Quando vem outro de encontro, normalmente, o que está subindo retorna até um ponto de passagem.

Observe os riscos nas paredes, deixados por carros um pouco maior.

 

 

No final do dia a nossa anfitriã nos trouxe castanhas e uma garrafa de vinho produzida por seu esposo. Continua nos tratando muito bem, ainda bem.

Passeamos a noite na charmosa cidade de Salerno, mas a chuva fina e o vento frio nos fez desistir mais cedo.

 

 

 

 

Foi muito agradável andar pelas ruas de Salerno, tranquila, já enfeitada para o Natal, porta de entrada da bela Costa Amalfitana.

 

 

 

Passamos novamente pela Costa Amalfitana durante o dia, passando por Cetara, Maiori, Minori, Amalfi, Positano e outras pequenas vilas. 

 

 

 

 

Ficamos até o entardecer para ver o sol se pôr mais uma vez no Mediterrâneo, depois fomos para Amalfi almoçar e saborear a torta de limão, especialidade da região.

 

 

 

 

Na cidade conhecemos uma alegre família de Curitiba que estavam a passeio e ficamos por horas trocando idéias de brasileiros.

Subimos a montanha e chegamos em casa, pelas ruas estreitas.

A Costa Amalfitana nos encantou especialmente pela beleza da natureza. Nosso destino agora é passear mais ao sul da Itália, na Calábria e na Sicília.

Domingo, arrumamos as malas e entregamos presentes que compramos para a Lúcia, que nos recebeu muito bem em seu hotel e ainda deu para Ade, uma mesa de centro, esculpida em madeira pelos africanos. Mais uma amiga que deixamos na Itália.