O Algarve é uma região formada por várias cidades, uma das mais belas de Portugal, com seu litoral reconhecido como um dos mais formoso e famoso do mundo.
Na primeira vez, fomos eu, Ade, Isa e Neuza, era final do inverno, ainda muito frio em toda região.
Almoçamos, fizemos muitas fotos, andamos pelas ruas, visitamos lojas e shoppings nas cidades de Albufeira, Portimão e Lagos.
Mesmo sem o sol, que predomina na região durante 300 dias por ano, a alegria e diversão das jovens senhoras Ade, Isa e Neuza ficava visível nos sorrisos.
Na segunda vez, início de verão, Eu, Ade, Isa, Dilza e Jura, saímos cedo para conhecer um pouco mais dos encantos do Algarve, frequentado por turistas de vários lugares do mundo, agora com muito sol.
O Algarve guarda milênios de história. Ficou sob domínio de vários povos, até que em 1267, foi reconhecida como território de Portugal.
A região serviu durante muitos anos como o porto seguro de onde partiam as naus na era das descoberta, nos séculos XIV e XV.
Depois das descobertas a região passou por um longo período de pouco crescimento e abandono por parte dos governantes. Conta a história que até chegou a ser cogitado, ainda no século XV, um negócio entre Portugal e Espanha, que seria a troca do Algarve pelo Uruguai, que fica na América do Sul.
Grande parte do litoral é formado por paredões de terra colorida, falésias, de grande beleza natural.
O combate constante entre o mar e a terra, deixam marcas cravadas, formadas por erosões, elevações e cavernas, que encantam turistas e fotógrafos profissionais e amadores.
São muitas opções e ângulos que convidam para uma fotografia.
As praias de areias claras e macias, se formam entre as montanhas de terra colorida. Pequenas, cumpridas, estreitas, largas, são opções de banho em meio a beleza natural.
Algumas praias possuem infraestrutura para o banhista, mas a maioria é só areia, paredão e mar.
As praias mais movimentadas possuem escadas, elevadores e até escada rolante, a primeira que eu vi em uma praia.
Para os mais abastados, a região abriga vários condomínios de luxo, com casas de alto padrão, que requer em grande parte delas, investimentos de cifras além dos 3 milhões de Euros.
O luxo e o requinte também estão nos campos de Golf, são 30 em todo o Algarve, que atrai os maiores jogadores profissionais e ricos amadores. O Algarve é um dos melhores destinos do Golf mundial.
Ficamos emocionados ao entrar em um dos principais condomínios do Algarve, o Quinta dos Lagos, onde várias celebridades possuem casas. Nossa surpresa veio com o nome da principal avenida do condomínio, Ayrton Senna da Silva, nosso mais querido brasileiro dos últimos tempos.
A homenagem é por conta do grande piloto que foi Senna, da paixão que os portugueses tinham por ele e também por ele ter uma casa no Condomínio Quinta dos Lagos.
As cidades principais como Lagos, Portimão, Albufeira e Faro, possuem infra-estrutura de cidade grande.
Tanto as cidades maiores como as menores cidades possuem belos atrativos de litoral, incluindo lojas e uma vida noturna badalada.
A Marina de Vila Moura, na região de Quarteira, é um espetáculo, um verdadeiro glamour, com gente de todos os cantos do planeta, especialmente os britânicos, que fazem da região seus portos de desembarque no verão.
A Marina é uma das maiores da Europa, abriga barcos de várias grandezas e o luxo jorra nas lojas, bares e restaurantes em torno dela.
Jantamos na Marina e voltamos já noite para Lisboa, encantados com o encanto do Algarve.
Pela terceira vez, eu, Ade, Isa e Victor voltamos para o Algarve, novamente ansiosos para rever e conhecer novas belezas naturais, no sul de Portugal.
Pelas belas estradas, a viagem foi rápida de Lisboa ao Algarve, em torno de 300 quilômetros, que podem ser rodados em menos de 2 horas.
A culinária do Algarve, com muitos frutos do mar e vinho branco da região, são irresistíveis no almoço e no jantar. Considerando os sabores, a região também é “engordante”, como todo Portugal.
Em seguida fomos direto para a Marina de Vilamoura, a maior das 4 do Algarve, pegar um barco para conhecer a região, agora com vista do mar.
Embarcados deixamos a bela Marina e seguimos rumo ao mar em dia com muito sol e águas claras e mansas.
Navegando o encanto fica por conta dos enormes paredões formados pelas areias coloridas, erosões formadas pelos séculos e pelas cidades vistas do mar.
O Algarve é banhado por 200 quilômetros de mar e abriga 85 praias, todas reconhecidas por cumprir um conjunto de regras que incluem aspectos de natureza ambiental, segurança e conforto.
As praias são conhecidas também por praias douradas ou praias de ouro.
Beirando a costa o barco descortinava encantadoras grutas e formações nas falésias, que parecem esculpidas por mãos habilidosas.
O barco fica ancorado para um banho de mar, enquanto a tripulação leva o turista em barcos pequenos, com fundo de vidro, a passear por dentro das grutas.
Após 4 horas no barco, tomamos um delicioso sorvete em terra firme e continuamos o passeio, acompanhando o tempo passar, sem pressa de voltar, assistindo a tarde terminar.
Ao anoitecer fomos jantar em um restaurante de amigos de nossos amigos que ficaram nossos amigos, onde comemos um delicioso e inigualável franco assado na brasa, com tempero exclusivo, uma das tradições culinárias do Algarve.
O Algarve é amado mundo afora e agora também por nós, não somente por suas belezas naturais, mas também pela gastronomia, pelos vinhos deliciosos, pelas tradições preservadas, pela cultura e pelos seus habitantes hospitaleiros.
O Algarve tem muito mais do que foi mostrado neste post. Quem vier, reserve no mínimo uma semana e tente percorrer todo litoral, garanto que será inesquecível
Voltamos para casa já era noite quando o Victor notou e comentou sobre duas estrelas brilhando mais intensamente no céu. Isa na hora pesquisou na internet e descobriu que estava ocorrendo o alinhamento de dois planetas. Diante daquela raridade e da beleza no infinito, a lua talvez enciumada, tentou esconder a atração com sua enorme formação, desta vez não prateada, mas dourada para chamar ainda mais a atenção.