Sul do Brasil, Argentina e Uruguai 2023 2. Encontro de Motorhomes de Pomerode

2. Encontro de Motorhomes de Pomerode


 

Deixamos Curitiba e seguimos rumo a mais um compromisso agendado: Participar do Encontro de Motorhomes, na bela cidade de Pomerode no Estado de Santa Catarina.

O Encontro, organizado pela Associação Catarinense Grupo Rodamundo, foi um sucesso. Em 4 dias, motorromeiros de todas as partes do Brasil e mais alguns da América Latina, trocaram experiencias, aumentaram os ciclos de amizade e se divertiram todos os dias.

 

 

Foram mais de 280 equipamentos das mais variadas tecnologias, acampados no Parque Municipal de Eventos de Pomerode. Teve almoço e jantar coletivo, baile, happy hour, jogos, sorteios, karaokê e novidades trazidas por expositores. O evento também é aberto para a visitação.

A maioria dos participantes tem mais ou bem mais que 60 anos. Normalmente viajam marido e mulher. Crianças quase não tem. Alguns trazem seus pets de estimação, exibindo-os como filhos. As vezes acontece de um pet se perder e ai os donos ficam desesperados. Todos procuram e acabam encontrando. 

 

 

 

Sei que muitos sonham em viver como nômades, conhecendo paisagens, provando sabores e fazendo amigos à bordo de um motorhome. O mercado oferece equipamentos e investimentos que variam conforme os gostos e as disponibilidades de cada um. 

É possível adquirir um equipamentos novo construído num ônibus por 1,6 milhões de reais, num caminhão por 2,2 milhões, num furgão por 550 mil ou num treiler a partir de 180 mil. Ainda tem Campers e carros com barraca de teto a preços bem mais acessíveis.

Logicamente, motorhomes usados tem valores variados, conforme o ano e tamanho do veículo, o ano da montagem dos móveis e o estado de conservação. Para quem tem dúvidas quanto ao investimento, pode alugar um com valores a partir de 800 reais a diária. 

 

 

 

 

 

 

Nesta Kombi acima, viajam uma espanhola, seu marido francês e uma cadela que é o xodó deles. Conversamos por um bom tempo trocando experiencias, numa conversa muito agradável.

Ela é médica e fez uma palestra para todos os participantes do Encontro. Eles já estão em nosso País há 4 anos e não querem mais voltar para suas origens. Eles tem razão. O Brasil é muito rico em belezas naturais, nas opções para o campismo e festas temáticas.

Quando não tem festa temática, os motorromeiros se reúnem e improvisam. Uns organizam rodas de viola e outros fazem comida e dividem as despesas com arrecadação proporcional. Cada um leva talheres, cadeira e bebida.

 

 

 

Durante o Encontro também acontecem muitos negócios. É comum haver trocas de equipamentos. Um tem um grande e quer um pequeno outro quer um maior ou um 4×4, enfim, tratam dos valores e voltam pra casa com mais um sonho realizado. 

A maioria que estão vendendo não querem deixar a vida nômade de campistas, apenas querem trocar o equipamento. Para quem deseja um equipamento novo é bom saber que quase todas montadoras já estão com a produção de 2023 comprometidas.

 

 

Foram 5 dias convivendo com estilos de vida semelhantes. São aposentados e empresários que resolveram se dar o prazer da conquista de viver uma vida nômade, muitos temporários e outros para sempre, sem casa fixa.

Quem tem o privilégio de viver como nômade, sempre recomenda e incentiva outras pessoas que também desejam viver na estrada. Para aqueles que tem medo de sair da zona de conforto, saibam que é possível morar numa casa carro, sem abrir mão do da segurança e do conforto.

 

 

 

Durante o Encontro também aproveitamos para visitar as atrações da cidade e região. A organização do evento disponibiliza veículos para quem deseja fazer compras nas lojas especializadas em tecidos, cristais e conservas. Tem um passeio de trenzinho pela cidade e pela Rota do Enxaimel.

O Enxaimel é uma técnica de construção com estrutura de madeira para a sustentação das paredes, feitas com arte e muita dedicação, sem uso de vergalhões de ferro ou concreto. A madeira é encaixada e normalmente não se usa pregos ou parafusos. As vigas são colocadas na horizontal, na vertical e inclinada. Os vãos são preenchidos com pedras, tijolos ou taipas. Apesar de serem conhecidas como técnica alemã, existem controvérsias de onde foi criada. O Enxaimel já foi encontrado na Ásia e em várias regiões da Europa, há mais de dois mil anos.

A técnica veio para o Brasil trazidas pelos alemães como dizem, mas nosso sertanejo do interior da Paraíba, mostra nesta foto que eu fiz, também tiveram idéia semelhante.

 

 

O Enxaimel é um legado importante dos imigrantes alemães e estão mais concentradas na região Sul do Brasil. Na zona rural de Pomerode, fomos almoçar na Pousada Mundo Antigo, com cardápio tipicamente alemão, lógico. A pousada se apresenta como a maior propriedade Enxaimel do Brasil, com vários atrativos tradicionalistas.

 

 

 

 

Esta é a pedra do sino, no quintal da pousada. Quando batemos nela com outra pedra, ouvimos um som metálico, muito parecido com um sino. Fantástico, mas não sei explicar como uma pedra emite o som de um sino.

 

 

Numa outra tarde, fomos visitar o Museu Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann, escultor pomerodense, considerado um dos melhores do país. Ervin nasceu na Alemanha em 1906 e veio para o Brasil em 1914. Após a morte do artista em 1992, seu filho reuniu seu acervo e criou o Museo onde é o curador, sem grandes pretensões de obter lucro com as obras do pai.

Estão expostas dezenas de peças talhadas em madeira, pinturas a óleo, aquarelas e moldes em barro e porcelana. Ele retratou com maestria o cotidiano de lavradores, pescadores, operários, peões e cavalos da região.

 

 

 

 

Seu filho me disse que o pai não gostava muito de fazer arte em porcelana, mas os senhores da época, donos de fábricas na cidade, exigiam exclusividade na sua arte em troca de muito dinheiro. Ele só fazia por que pagavam bem. Gostava mesmo era de desenho e de esculpir na madeira.

Este é o Ervin Curt Teichmann, esculpido em madeira por ele mesmo, quando jovem, na meia idade e já idoso.

 

 

Viver como nômade é assim: conhecimento, cultura e relacionamento fazem parte da rotina. Todo dia tem novidade.

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post