Compromisso 2022 5 Capitólio, o Mar de Minas

5 Capitólio, o Mar de Minas


 

Chegamos em Capitólio, cidade turística, que ainda sofre com a recente tragédia com a queda de um paredão de pedras que despencou no lago de Furnas e matou alguns turistas.

Como diziam nossos pais, aprende-se pelo amor ou pela dor. Capitólio esta aprendendo com a dor. Depois da tragédia foram reguladas as visitas e as inspeções no cânion. Foram feitos guarda-corpo e sinalização das trilhas. Com muito esforço, a cidade esta se recuperando da tragédia e os turistas estão voltando. Novos empreendimentos estão surgindo, com planos até para construção do maior parque aquático do Brasil.

No camping, onde já ficamos outra vez, fomos recebidos com muito carinho pela família do Eduardo. O sítio, que já pertence à família a quatro gerações, se transformou em um camping com ótima estrutura, cercado de carinho pela família do Eduardo.

Gostamos muito da família do camping. Dona x me chamou para o café da manhã. Depois que conheceu Ade, se encantou e, na mais pura gratidão, nos levou verduras e ovos caipira, O Eduardo, que cuida da parte administrativa é um excelente papo. Inteligente, conversa sobre tudo com um conhecimento que encanta.

Eduardo me contou sobre a família e suas experiencias como palestrante e consultor na área de saúde. Ele já esta pensando em largar a vida laboral da cidade para viver somente no sitio. Eduardo me disse que sua interação com a natureza forma uma simbiose feliz. Está novamente encantado com a vida cercada da flora de da fauna e quer aproveitar cada vez mais.

Aqui também fizemos novos amigos motorromeiros. Trocamos muitas experiencias em horas de conversas sobre as aventuras com viagens. Como sempre, são amigos que não farão parte da nossa rotina na vida, mas sempre estarão em nossas lembranças e, quando nos reencontrarmos, já seremos velhos amigos.

Capitólio oferece várias opções de turismo no entorno da cidade, que formam um conjunto de passeios com muita beleza e aventuras em cachoeiras, tirolesa, trilhas, lagos, cânions, compras, passeios de 4X4 e passeios de lanchas pelo Mar de Minas.

Quem vem a Capitólio sempre procura o Queijo da Canastra. A iguaria é considerada das melhores de todo planeta e vem ganhando cada vez mais reconhecimento com o surgimento de uma cooperativa, que acreditou na disseminação do melhoramento coletivo e colhe resultados positivos a cada ano. Visitamos três fazendas.

O Queijo da Canastra é produzido no entorno da serra onde nasce o Rio São Francisco, numa região onde o relevo, o clima, a pastagem e a pureza das águas, formam o ambiente propício para produção do queijo famoso e gostoso.

A cooperativa abrange  7 municípios que produzem o autentico queijo cru da Serra da Canastra. Para dar continuidade a cultura regional com a formação de sucessores, a cooperativismo introduziu disciplinas nas escolas, incentivando o pertencimento dos alunos para manter a cultura e aumentar a tradição de Minas Gerais no fabrico de queijos.

Sou fã do cooperativismo.

Decidimos voltar para casa por conta das manifestações politicas por parte dos adeptos ao presidente que perdeu as eleições e para visitar meu irmão que deixou o hospital.

Pelo caminho vamos parando nas atrações turísticas, seguindo a máxima do poeta que disse que a felicidade está no caminho.

 

 

 

1 comentário sobre “5 Capitólio, o Mar de Minas”

  1. Tão bom ver vocês sendo recebidos por outras famílias e motorromeiros por aí 🙂
    Sempre dá pra levar uns queijinhos pra casa, pra lembrar de Minas, né? Aposto que saem daí com saudades

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post