Domingo pela manhã, um banho na Caca, ainda no Balneário Barra do Ribeiro, antes de seguir viagem rumo a Porta Alegre.
Fomos conhecer o Mercado Municipal, mas estava fechado no domingo pela manhã. Fomos na feira da Praça Farroupilha, estava lotado, sem chance de estacionar.
Desistimos de Porto Alegre e fomos para Canoas. Passeamos no shopping até o nosso amigo Zé chegar do Canadá com uma mala de presentes que nossa filha Paula mandou.
Mesmo com chuvas e a noite, sem boas opções de postos de combustíveis para pernoitar, seguimos até Gramado.
A linda Serra Gaucha requer muita disposição e dinheiro. São muitas atrações que se concentram no entorno de Gramado, destino escolhido por muita gente o ano todo. Alem das festas temáticas, a cidade é um charme, com muitas opções de compras e culinária.
Voltamos a Gramado para ficar com nossos amigos Adenilza, irmã de Ade e Jurandir, nosso cunhado, que vieram de Maringá para conhecer os encantos da Serra Gaúcha.
Pela primeira vez no ano, a temperatura despencou para 7 graus, o tempo fechou e o clima predominando da serra ficou por dia. Depois o sol voltou e nos dedicamos a passear novamente pelo charme da cidade.
Ficamos 4 dias até que nossos amigos chegassem. Todos os dias saímos para caminhar e visitar mais uma das atrações, são dezenas delas, que existem entre Gramado e Canela. Normalmente vamos a pé e voltamos de Uber ou Taxi.
Com tempo sobrando, nos distraímos nos pontos turísticos, observando as poses para fotos.
A culinária é o outro atrativo importante na cidade. O prato principal é o fundi mas tem muita massa e as tradicionais churrascaria com direito a muita carne e shows regionais.
As pizzarias promovem jantares temático. Fomos na Pizzaria Cara de Mau, onde os garçons são os artistas, ou os artistas são os garçons. Muita alegria numa forma característica e exclusiva de servir deliciosas pizzas, numa bela interação entre clientes, garçons e cozinheiros. Todos participam do jantar. Elogios a todos.
A natureza é certamente o maior atrativo da Serra. Tem cachoeiras, cânions, florestas e vários parques temáticos.
Em pleno feriado, encontramos enormes filas para entrar nos parques, mas, felizmente nessa hora, somos priorizados por já estarmos na melhor idade. Alem de pagarmos meia entrada ainda passamos por uma fila de preferencial, Nada como ter mais de 60 anos. É quase sempre vantagens.
Em um dos parques, o japonês Massaharo Hata expõe suas obras de arte que as pessoas podem interagir com elas. São animais esculpidos em madeiras que ao serem esfregadas com outra madeira, emitem sons parecidos com seus chiares.
Os atrativos chamam atenção pela qualidade e pelo valor. Na maioria dos museus e lojas temáticas o ingresso fica em torno de 100 reais por pessoa. Você também pode realizar um sonho de pilotar uma Ferrari conversível por pouco mais de 2.400 reais por uma volta de poucos quilômetros pela Avenida das Hortênsias.
Saimos de Gramado pela Rota do Sol, bonita por natureza.
São lindas paisagens e agradáveis pontos de parada nos restaurantes, bancas de estrada e mirantes. Compramos queijo e aproveitamos para preparar o almoço e almoçar.