Expedição pelo Brasil 2023 32 ESPÍRITO SANTO, onde fica Iriri.

32 ESPÍRITO SANTO, onde fica Iriri.

Deixamos Porto Seguro com vontade de ficar mais, mas também adoramos a estrada e ela nos chama para conhecer outras belezas. Nossa preferencia no roteiro é passar pelas belas estradas e acampar nos belos quintais.

Viajar como nômade diferi na qualidade e no tempo da realização, mas o que vale mesmo é estar lá, ver de perto, sentir e compartilhar. Não importa o meio de transporte ou o tempo que dure, o que importa é estar lá, com segurança e conforto, onde tenha beleza, fazendo valer a escrita do cartaz: “Viva a história que você quer contar”.

Gostamos da estrada para viajar e das coisas que existem na beira da estrada. Como sempre fazemos, neste trecho paramos para comprar frutas, abastecer e almoçamos num pequeno restaurante com sabores incríveis e preços módicos, que servem e vendem a melhor carne de sol.  Ade já conquistou mais uma amizade e já ficou amiga da dona nas redes sociais.

Paramos no posto para dormir, usando informações de aplicativos no celular que nos ajudam a escolher o melhor lugar. São vários app que nos mostram a distância que estamos e as avaliações de quem já dormiu no local.

O lema deste posto que paramos é bem o que procuramos para dormir “sua casa fora de casa”.

Entramos no Espírito Santo, 16º estado por onde estamos passando, com planos de acampar em Guarapari, onde já ficamos, gostamos e decidimos voltar.

No caminho, antes de Vitória, paramos novamente para admirar a estátua do Buda, com 35 metros de altura, uma obra de arte gigante, posta num belo jardim oriental, à margens da BR 101. Quem passar por lá deve parar para admirar.

Chegando em Guarapari seguimos para o mesmo camping, onde na nossa última estada fomos embora sem pagar o pão de queijo que a mulher assa todos os dias pela manhã. Quando fui pagar, a mesma mulher disse que não se lembrava mais e que eu nem precisava pagar. Dívida é dívida e eu insisti pra ela receber.

Ao combinar o valor do camping, uma surpresa. O preço aumentou um tanto absurdo, bem fora da média que estamos pagando e, para não apoiar os abusos, fomos embora. Foi bom ir até lá para saudar nossa dívida, mas desta vez não acampamos.

Procuramos outra opção nos aplicativos para ficar na Praia do Morro, que um dia já foi bem natural, sem infraestrutura. Hoje depois da construção civil ocupar o espaço na região, a prefeitura reformou toda a orla, tornando a praia um dos principais pontos de encontro de turistas e moradores, muito bonita e bem equipada.

Como não encontramos outra opção na Praia do Morro, seguimos a recomendação para Iriri, uma vila que ja foi de pescadores e agora é a jóia das praias de Anchieta, cidade ao sul de Guarapari.

Em Iriri ficamos na Praia de Inhaúma, num hotel que também é camping, com direito a galinhas, gatos muitos pássaros no quintal.

Este gato quase foi adotado pela Ade ou quase que ele adotou ela. Foi tanto carinho que deu vontade de levar ele com a gente. Sacrificamos nossa vontade de adotar para não sacrificar a qualidade de vida dele. O quintal dele é ótimo.

A charmosa praia ainda guarda as características de uma vila de pescadores, numa pequena enseada de areias claras, ideal para o banho e descanso, mas não cabem muitas pessoas. Tem um hotel e algumas lanchonetes, o resto é casa de pescadores.

O Espírito Santo é um estado rico em belezas naturais, com suas imponentes montanhas. É a terra também das moquecas de peixe, que dizem ser as melhores do Brasil e, dentre as frutas, o abacaxi de Marataizes é o melhor do Brasil, com certeza.

Ao deixarmos Iriri, desviamos um pouco a rota para visitar as plantações e comprar os abacaxis do solo de Marataizes, direto com o produtor.

Compramos 5 abacaxis por 15 reais. Como Ade escolheu cada um deles, dei 20 reais e ele me deu mais dois abacaxis de brinde. Novamente sai no lucro pagando um pouco a mais pela dedicação do produtor.

Seguimos rumo adentro do Espirito Santo, entrando pelas montanhas gigantes, onde o granito e o mármore foram adubados no subsolo e emergem em imponentes rochas maciças, com formatos que impressionam.

Nosso próximo destino será a Serra do Caparaó para visitar amigos e na Serra da Canastra para comprar guloseimas.

1 comentário sobre “32 ESPÍRITO SANTO, onde fica Iriri.”

1. Meus parabéns, Maurício e Ade, estou sempre viajando com vcs e relembrando alguns lugares por onde já andei como: Pernambuco, Alagoas , Sergipe, Bahia, Espirito Santo, entre outros. É muito bom ler seus relatos e ver as fotos e vídeos. Abraços! E que Deus abençoe seus caminhos!