Expedição pelo Brasil 2023 33 Da Serra do Caparaó a Capitólio, pelos caminhos de Minas Gerais

33 Da Serra do Caparaó a Capitólio, pelos caminhos de Minas Gerais


 

Deixamos o litoral, após percorrermos as praias mais lindas do Maranhão ao Espirito Santo, parando em quase todas. Em Iriri foi a última praia da nossa Expedição pelo Brasil 2023.

Entramos montanhas adentro, subindo até a uma altitude de mais de 900 metros do nível do mar, onde fica a Serra do Caparaó. No caminho nos encantamos com as montanhas gigantes, com diferentes formatos.

 

 

Numa pequena cidade do caminho paramos no mercado de peixes. Enquanto Ade comprava file para o nosso jantar, o peixeiro tentava me vender pequenos peixes para comer fritos, uma delícia segundo ele e eu acredito. Quando falei a ele que Ade não gosta de frituras, ele me disse na hora: “então larga dela”, como se comer aquele peixe frito fosse melhor do que a própria esposa. Foi tudo brincadeira, é claro.

 

 

Seguimos pelas curvas do Espírito Santo até chegarmos na Pousada do Avião, um empreendimento feito por um amigo de Curitiba. Chegamos com chuva e bem no final da tarde. Como a pousada ainda está em construção, nos instalamos e pernoitamos com chuva fina para no outro dia conhecer a obra.

 

 

A ideia de construir a pousada do avião foi sensacional, mesmo antes da inauguração, já é conhecida em toda região, certamente por conta do avião.

A avião foi transportado de Curitiba até a Serra do Caparaó para servir como uma das suítes da nova pousada do Caparaó.

 

 

A recepção é como um angar e as cabanas foram batizadas com nome de aeronaves famosas da aviação.  Tem também cabanas que imitam contêiner, um enorme piscina e, ainda faz parte do projeto, um espaço reservado para motorhome, com toda infraestrutura de um camping.

 

 

 

Além do clima agradável, a Serra do Caparaó é um dos ícones do montanhismo no Brasil. Entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó abriga o Pico da Bandeira, que Ade e eu escalamos em 2019, com 2.892 metros de altitude, o terceiro ponto mais alto do Brasil.

 

 

Caparaó significa “águas cristalinas que descem da montanha”, abrigando muitas cachoeiras, banhos de rio, trilhas e passeios de bike. É um ponto onde o ecoturismo está despontando nos destinos do turismo nacional e o novo empreendimento do avião, com certeza, vai ser um sucesso.

Nós motorromeiros, viajantes nômades temporários, agradecemos por mais este belo empreendimento para nos abrigar.

 

 

O Caparaó é um dos principais berços para a produção de cafés de qualidade no Brasil. A maioria das montanhas estão vestidas com pés de cafés, que se perdem na imensidão. Tem café para todos lados e muitas cafeterias temáticas estão espalhadas por onde menos se espera, num sítio ou solitária na beira da estrada, por exemplo.

A maioria da população se envolve de uma forma ou de outra com o cultivo, beneficiamento, venda e consumo de café. Aqui na região, cai bem este portal.

 

 

Desviamos um pouco da rota passando por belas estradas nas montanhas, para voltarmos num sítio de amigos que fizemos em uma outra viagem, onde tem o plantio, a colheita e a produção de cafés especiais reconhecidos de qualidade em todo País, tudo feito em família.

Fizemos um lanche na cafeteira comandada pelo Fred e recordamos conversas com o seu Tarcisio, patriarca do sítio, um mestre da roça, que também já foi prefeito.

 

 

 

Seguimos viagem enquanto Ade e eu só tecemos elogios para a região e até ventilamos morar aqui um dia. Escolhemos até a cidade para morarmos mais para o final das nossas vidas, que certamente virá, mas esperamos que demore.

Este é o portal da cidade que escolhemos, não somente pela bela região de clima agradável, mas também  pelo nome da cidade, Espera Feliz, sugestivo para um final de vida, não acham?

 

 

No nosso trajeto estava Belo Horizonte e como era um domingo pela manhã, decidimos visitar o Mercado Central, repleto de guloseimas mineiras. Compramos queijos, pimenta, cachaça, torresmo e chouriço acebolado e com jiló.

 

 

 

 

Final da tarde chegamos em Capitólio para acamparmos num camping onde já ficamos outras duas vezes e voltamos por que lá é gostoso, fomos sempre muito bem recebidos e o lugar é um pequeno paraíso na zona rural.

Este camping, apesar dos preços não serem dos melhores para quem acampa, atrai muita gente por conta da receptividade da família de proprietários que moram no local e da estrutura agradável do sítio que também recebe barracas e motorhomes.

 

 

 

Em quase todos os campings que ficamos, contamos com a presença de animais moradores, quase todos muito cordiais. Aqui em Capitólio a sensação foi ainda mais atraente. Moram aqui três cães enormes da raça Pastor Alemão, normalmente bravios, mas estes são muito amáveis.

 

 

Capitólio é a porta de entrada da Serra da Canastra, famosa pelos quijos e pela nascente do Rio São Francisco.

Nossos planos para a Serra da Canastra era comprar os produtos regionais reconhecidos e premiados internacionalmente e conhecer a nascente, no alto da Serra. Como muitas das estradas na zona rural e do Parque da Serra ainda não são asfaltadas, pela segunda vez, fomos impedidos por conta das chuvas. Mesmo assim valeu a passagem, como sempre.

 

 

Antes de deixar a Serra da Canastra, visitamos duas cidades da região para comprar mais queijos, cachaças e biscoitinhos de polvilho, os os melhores que já provamos. 

 

 

Minas Gerais é terra da fartura e da diversidade culinária caseira de guloseimas. Além de comprar guloseimas, ninguém pode passar por Minas Gerais sem almoçar num dos muitos restaurantes de tradição mineira, onde o fogão a lenha é a grande atração.

 

 

Seguimos para Curitiba, nossa cidade de coração, onde moramos por 35 anos e sempre vamos voltar a passeio para andar pela cidade, rever amigos e familiares que lá deixamos.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post